A barra marítima da Póvoa de Varzim está encerrada a toda a navegação, enquanto a barra de Vila do Conde permanece aberta, embora em permanente avaliação, devido ao agravamento da agitação marítima previsto pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, encontra-se em vigor para o distrito do Porto um aviso amarelo entre as 6h e as 18h de sexta-feira, com ondas entre 4 e 5 metros. Segue-se um aviso laranja, das 18h de sexta-feira até às 09h de sábado, prevendo-se ondulação entre 5 e 6 metros, podendo atingir altura máxima de 11 metros. A partir das 9h de sábado, regressa o aviso amarelo, com ondas de 4 a 5 metros, em período ainda a definir.
A Autoridade Marítima Nacional reforça o apelo à comunidade piscatória e aos praticantes de náutica de recreio que se encontram no mar, para que regressem ao porto de abrigo mais próximo e adotem medidas de precaução.
À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras é recomendado que evite passeios junto à costa e nas praias, bem como atividades lúdicas em áreas expostas à forte ondulação.


