BE da Póvoa lamenta não atribuição de verba ao Cineteatro Garrett e aponta falha camarária

0
874

O Bloco de Esquerda da Póvoa de Varzim acusa a Câmara Municipal de não ser “capaz de elaborar uma proposta válida” para a atribuição de apoio ao Cineteatro Garrett no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Em causa está a nota negativa dada pela Direção-Geral das Artes à candidatura encetada pelo Município da Póvoa de Varzim, que significou a não atribuição da verba ao equipamento poveiro.

Segundo os resultados provisórios, o Programa de Apoio à Programação da RTCP vai apoiar financeiramente 38 equipamentos culturais entre os anos de 2022 e 2025, num montante global de 24 milhões de euros. A Direção-Geral das Artes avança que recebeu 61 candidaturas, quatro das quais foram excluídas.

Entre estas 61, estava a candidatura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para o Cineteatro Garrett, que “teve nota negativa e assim não lhe foi atribuída qualquer verba”, destaca a organização local do Bloco de Esquerda.

Para o Bloco, “é incompreensível e de lamentar, um município como a Póvoa de Varzim, não seja capaz de elaborar uma proposta válida, que seja contemplada neste importante apoio às artes, o que revela uma falta de estratégia cultural por parte do executivo camarário”.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).