Bino Maçães faz história e leva Portugal à vitória no Mundial Sub17

0
179

Portugal, Bino Maçães, natural de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim, sagrou-se campeão do Mundo de Sub-17 esta quinta-feira, ao vencer a Áustria por 1-0 na final disputada no Khalifa International Stadium, em Doha. Depois da conquista do título Europeu, em junho deste ano, Bino Maçães conduziu a equipa nacional a uma conquista que escapava há 34 anos.

Na decisão frente aos austríacos, Portugal mostrou maturidade e controlo. O golo da vitória surgiu aos 33 minutos, numa jogada trabalhada por Mateus Mide e Duarte Cunha, concluída por Anísio Cabral. O avançado assinou assim o seu sétimo tento no torneio, ficando a apenas um do melhor marcador da prova.

O percurso da equipa portuguesa até à final é digno de destaque. Na fase de grupos, os Sub-17 passaram no grupo da Nova Caledónia, de Marrocos e do Japão. Nos 16 avos de final bateram a Bélgica (2-1), seguiram com uma goleada ao México (5-0) nos oitavos, eliminaram a Suíça por 2-0 nos quartos e nas meias foi a vez do Brasil cair para os comandados de Bino Maçães, num jogo decidido nas grandes penalidades.

No final da partida, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, destacou os títulos Mundiais da Seleção Nacional e felicitou os agora campeões mundiais: “Riade 1989, Lisboa 1991, Doha 2025. 34 anos depois, Portugal volta a ser campeão do Mundo. Parabéns aos jogadores, ao treinador Bino Maçães e a toda a estrutura da FPF que tornou possível este triunfo.”