Bloco de Esquerda critica aumento do preço da água na Póvoa de Varzim

0
1868

“É um agravamento incompreensível do preço da água, para todas as famílias, empresas, associações e mesmo instituições sociais, em que cada cêntimo a mais nas suas despesas, conta”, refere o Bloco de Esquerda em comunicado.

Para o BE “a autarquia devia mobilizar todos meios ao seu alcance para mitigar os efeitos da inflação, nomeadamente o custo generalizado do custo de vida, não podia aumentar o preço da água em 51 cêntimos/mês para 5 m³, de 81 cêntimos/mês para 10 m³ e de 1,15 euros/mês para 15 m³ de consumo”.

Ainda, segundo a força política, “há famílias com dificuldades em cumprir o pagamento das despesas fixas, nomeadamente a fatura da água”, e apontam que na Póvoa de Varzim e de acordo com “dados recentes da Direção Geral de Energia e Geologia, existem 6.257 agregados beneficiários da tarifa social de energia e 544 da tarifa social de gás natural”.

“É hora da aplicação da tarifa social da água automática e assim acompanhar a tarifa social de energia. Uma medida essencial para fazer face à crise social e uma ajuda direta a muitas famílias na mitigação no aumento do custo de vida”, termina a nota enviada à comunicação social pelo BE.