O Bloco de Esquerda Póvoa de Varzim fez uma queixa ao SEPNA da GNR relativa à “deposição ilegal” de resíduos na rua dos Crescêncios, em Laúndos, junto ao Aeródromo da Póvoa. Um comunicado do partido político informa que o Governo foi também questionado acerca da situação.
Ao partilhar várias imagens do local, o Bloco descreve que “são vários os tipos de resíduos depositados neste local, entulho de obras, colchões, roupas, louças de casa de banho, placas e restos de madeiras e algumas telhas com amianto”.
“Segundo as denúncias, o depósito de resíduos tem aumentado de dia para dia, ocupando cada vez mais espaços no terreno”, lê-se na nota.
A questão, enviada ontem ao ministro do Ambiente e da Ação Climática pelos deputados Pedro Filipe Soares e José, interroga se “o Governo tem conhecimento da deposição ilegal”, bem como se “as entidades competentes, incluindo o SEPNA da GNR, foram notificadas da deposição ilegal de resíduos”.
Em caso afirmativo, o Bloco questiona se “foram realizadas ações inspetivas” e quais as suas “consequências e conclusões”. Pergunta ainda “que medidas prevê o Governo adotar para evitar que se repitam este tipo de ocorrências”.
“O Bloco de Esquerda considera urgente identificar a exata proveniência dos resíduos depositados nesta zona próxima do aeródromo da Póvoa de Varzim e apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei. Acresce ainda a necessidade de se proceder à despoluição do local, por parte do ministério do ambiente e da ação climática e da autarquia, de forma a possibilitar a plena fruição deste espaço na freguesia de Laúndos”, lê-se na nota do núcleo poveiro.