O Bloco de Esquerda está preocupado com a falta de iluminação pública na ciclovia que liga a Póvoa de Varzim a Vila Nova de Famalicão. Nesse sentido, o partido questionou, nesta quinta-feira, a Câmara Municipal quando irá repor a iluminação na via.
Numa pergunta assinada pelo deputado municipal Marco Mendonça, o Bloco lembra que a “escassez ou, em muitos casos, total inexistência” de iluminação pública “representa um fator de insegurança para a comunidade”.
O partido tem recebido “com frequência” denúncias relativamente à falta de iluminação na ciclovia: “os munícipes queixam-se, com propriedade, de vários pontos da ciclovia que estão completamente às escuras, com destaque para o troço entre a Zona Industrial de Amorim e a cidade, utilizado diariamente por centenas de pessoas, incluindo crianças, nas suas deslocações diárias para o trabalho e escola”, alerta o Bloco.
Aponta também ao Plano Diretor de Iluminação Pública da Póvoa de Varzim, que afirma que a iluminação correta e adequada permite “minimizar o possível risco de assaltos, bem como o risco de conflitos ao longo da via e das interseções”, e que “é nestas intersecções que os ciclistas estão expostos a maiores riscos de acidentes, pelo que é importante que a infraestrutura disponha de uma iluminação adequada, principalmente se apresentar uma elevada utilização noturna”.
“Por não se ter passado das palavras aos atos, a falta de iluminação pública está a causar desconforto aos utilizadores da ciclovia e consideramos que esta situação é insustentável e deve ser resolvida o quanto antes”, sublinha o Bloco.
O Bloco de Esquerda quer saber se o executivo municipal tem conhecimento do assunto, e se sim “porque nada foi feito relativamente a este tema”, bem como “qual a explicação para a maioria das luminárias na ciclovia estarem desligadas entre a cidade e Amorim”. Por último, pergunta “quando vai o executivo repor a iluminação na ciclovia em causa, respeitando o seu próprio Plano Diretor de Iluminação Pública”.