O bloco de partos do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde (CHPVVC) vai receber 520.688 euros do governo para obras e equipamentos, foi anunciado nesta sexta-feira pela direção executivo do Serviço Nacional de Saúde.
O montante é parte de um total de 20 milhões de euros que serão distribuídos por 25 blocos de parto do país, alguns dos quais a comissão de peritos admitia que encerrassem por apresentarem dificuldades nas equipas, como é o caso do da Póvoa de Varzim.
Entre as 33 candidaturas, foram selecionadas 25 instituições, num total de 20.661.174,16 euros (já com IVA), sendo que 661.174,16 euros “correspondem a apoios externos que as candidaturas obtiveram, nomeadamente de autarquias e outras entidades”.
Ao Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte, é atribuído o maior apoio (mais de 3 milhões de euros), seguido do Hospital Amadora-Sintra (mais de 2,8 milhões de euros) e a Maternidade Alfredo da Costa (quase 2 milhões).
A nota do SNS explica que as despesas elegíveis no âmbito deste programa incluíam a aquisição de equipamentos para os blocos de parto e de serviços, como estudos e projetos de intervenção infraestrutural nos blocos de parto e intervenções nas infraestruturas para cumprimento dos programas funcionais aprovados.
A direção executiva do SNS afirma que esta “é uma aposta séria” na qualificação das infraestruturas e dos respetivos equipamentos dos blocos de parto e garante também que será realizada ainda este ano.