Bloco questiona Governo sobre deposição ilegal de resíduos em Amorim

0
815

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou a ministra do Ambiente e Energia acerca da deposição ilegal de resíduos na zona industrial de Amorim, na Póvoa de Varzim. Segundo o Bloco, denúncias indicam que são lá depositadas placas de amianto e outros materiais tóxicos, entulho de obras, louças, móveis, placas, restos de madeiras e plásticos.

“A deposição ilegal de resíduos naqueles locais não é novidade, sendo recorrente observar entulho junto a um terreno desocupado e a A28”, refere o partido, que considera “urgente identificar a proveniência exata dos resíduos depositados na via pública na zona industrial de Amorim, apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei”.

Para o Bloco, “acresce ainda a necessidade de se proceder à despoluição do local de forma a possibilitar a plena fruição de um ambiente saído neste local de Amorim”.

O partido questiona se o Governo tem conhecimento da situação, e também de as entidades competentes, incluindo o SEPNA da GNR, foram notificadas, bem como se foram realizadas ações inspetivas.

“Quais foram as consequências e as conclusões das ações inspetivas” e “que medidas prevê o Governo adotar para evitar que se repitam este tipo de ocorrências”, pergunta ainda o Bloco.