A Póvoa de Varzim vai acolher a 12ª edição da prova Bombeiro de Ferro, que vai decorrer nos dias 17, 18 e 19 de outubro.
O local da prova, com um plano de 4 etapas do Bombeiros de Ferro 2025, começa no largo a norte do estádio do Varzim e termina perto do Hotel Axis, onde os concorrentes terão de subir as escadas de emergência da unidade hoteleira.
Joaquim Moreira, comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, explicou que este ano “é para cumprir à risca as regras internacionais, aliás, isto vai ser para fazer o teste à nova atualização das regras internacionais”. O facto de as regras internacionais já serem cumpridas na prova ajudará os atletas a prepararem-se para prova internacional, que é apelidada de ‘toughest firefighter alive’. Este Campeonato do Mundo terá lugar na Arábia, em 2026.
No primeiro dia, sexta-feira, 17 de outubro, será para os inscritos terem uma tarde de treinos e poderem conhecer e testar os materiais. Depois no sábado, 18 de outubro, será a prova individual e no dia seguinte a prova de equipas, encerrando o evento com a entrega de prémios.
Para esta competição poveira já estão confirmadas as presenças de representantes de 11 países, incluindo Portugal. Dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, vão lutar pelo pódio, 7 bombeiros individuais e uma equipa masculina e outra feminina.