Bombeiros da Póvoa conquistam pódios em prova física com 566 degraus (fotos e vídeo)

0
5931

Lucília Ribeiro, dos Bombeiros da Póvoa de Varzim, foi 2ª classificada da prova física feminina nos “Escadórios da Humanidade”, competição que constava na subida de 566 degraus do Bom Jesus, em Braga. A poveira demorou 9 minutos e 29 segundos.

A prova, teve como finalidade conhecer qual o bombeiro, que vestido com o casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e aparelho respiratório circuito aberto, subisse as centenas de degraus em menor tempo possível

Na mesma categoria Rafaela Maia, também dos Bombeiros da Póvoa, foi a 6ª classificada, com a equipa feminina da corporação poveira a alcançar o 3º lugar. A prova foi ganha por Sara Rodrigues, dos Bombeiros de Esposende, e no terceiro posto foi para Sónia Carvalho, dos Bombeiros de Vizela.

No setor masculino, os Bombeiros da Póvoa conseguiram os seguintes resultados: Na categoria Veteranos 1, o 3º lugar foi para Pedro Nascimento (15.ª na geral com 6 minutos e 33 segundos), enquanto Rogério da Hora Pereira foi o nono no mesmo escalão e 57.º na geral. Gonçalo Santos foi o 40.º em sub25 (lugar 318 na geral).

A comitiva da corporação poveira foi liderada por Joaquim Moreira, comandante dos Bombeiros da Póvoa, que também concorreu sendo o 13.º classificado no seu escalão etário (veteranos 4) e 312.º na geral.

A prova contou com 611 bombeiros, 136 dos quais do sexo feminino, que subiram os 566 degraus do Escadório do Bom Jesus de Braga, Património da Humanidade UNESCO, carregando cerca de 30 quilos de material de combate a incêndio urbano.