A equipa dos Bombeiros da Póvoa de Varzim conquistou no fim de semana, em São Martinho do Porto, quatro títulos nas provas de aptidão física do Firefighter Combat Challenge, considerado como “os dois minutos mais duros do desporto”.
Dois dos títulos foram alcançados na prova por equipas, com vitórias do coletivo feminina e da equipa mista, enquanto os restantes dois troféus de vencedores foram nas categorias individuais, por Lucília Ribeiro, setor feminino, e Joaquim Moreira, masculino +50 anos.
As restantes classificações foram: Rafaela Cadilhe e Joana Moita, 2ª e 4ª classificada no feminino individual, respetivamente, enquanto Rogério Pereira foi 13º, e Pedro Nascimento 16º, no masculino. Por sua vez, a equipa masculina quedou-se pelo 4º lugar na classificação coletiva. Participaram 18 equipas e mais de 90 bombeiros.
As provas de Firefighter Combat Challenge (FFC) consistem num circuito de cinco tarefas empregando cinco evoluções críticas de alto desempenho, tal qual num local de incêndio estrutural: subida a uma torre de 4 andares, simulação de entrada forçada, corrida em slalom, tiro ao alvo com mangueira e resgate de uma vítima de 1,75m e 80 kgs de peso ao longo de 30 metros. Tudo isto com cada bombeiro equipado com Equipamento de Proteção Individual (EPI) na ordem dos 25kg, o que aumenta a dificuldade da execução das tarefas.
A FFC é uma competição de origem norte-americana que coloca à prova a aptidão física dos bombeiros em todo o mundo, que pela sua exigência física é também conhecida como “os dois minutos mais duros do desporto”. Fotos de Luís Ferreira.