Bombeiros da Póvoa vão subir 566 degraus do Bom Jesus com o equipamento de 30 quilos

0
642

São 17 os bombeiros da corporação da Póvoa de Varzim inscritos na prova internacional de bombeiros Escadórios da Humanidade. A prova consiste em subir o Monte do Bom Jesus, em Braga, com o equipamento completo de 30 quilos.

A prova Escadórios da Humanidade está marcada para a manhã de 30 de setembro, sábado. Da Póvoa, 12 homens e cinco mulheres estão entre os mais de mil bombeiros inscritos para a competição, que este ano bateu o recorde de inscrições. Algumas dezenas virão de Espanha, Polónia, Roménia, Brasil, Cabo Verde, Alemanha e Inglaterra.

A subida dos 566 degraus do Bom Jesus realiza-se em contrarrelógio. Os bombeiros estarão apetrechados de casaco de fogo, botas, calças, cogula, luvas, capacete e ainda o aparelho respiratório em circuito aberto. O objetivo é subir o escadório no menor tempo possível.

Em simultâneo, vai decorrer a segunda edição da Bênção Nacional de Capacetes. A cerimónia será presidida pelo padre Ricardo Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários Pinhelenses, de Pinhel, distrito da Guarda.

A Escadórios da Humanidade é organizada pela Associação Família de Elite e pela ADN Eventos Desportivos, apoiada pela Confraria do Bom Jesus do Monte e a Câmara Municipal de Braga, começando no Pórtico do Bom Jesus do Monte, em Braga.

Poveiros entre os melhores em 2022

Na edição de 2022, bombeiros da Póvoa de Varzim chegaram ao pódio desta prova. Lucília Ribeiro foi a 2ª classificada da prova física feminina, com um tempo de 9 minutos e 29 segundos. Na mesma categoria, a equipa feminina da corporação poveira alcançou o 3º lugar.

No setor masculino, na categoria Veteranos 1, o 3º lugar foi para Pedro Nascimento, com 6 minutos e 33 segundos.