Câmara colabora na limpeza das florestas mas deixa aviso a incumpridores

0
2537

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai colaborar com os proprietários de terrenos florestais no concelho para que se realizem as necessárias operações de limpeza das matas, de forma a minimizar o risco de incêndios.

A iniciativa insere-se no projeto da autarquia “gestão das faixas de combustíveis”, que vai levar elementos da proteção civil municipal e dos bombeiros voluntários locais até ao terreno, para que sejam identificados os locais que devem ser limpos e, se necessário, orientar o processo.

Para os proprietários que não aproveitem esta colaboração do município, e negligenciem a limpeza e preservação dos seus terrenos florestais, Aires Pereira prometeu ações duras. “Caso não façam a respetiva limpeza, a Câmara irá cumprir a lei e fazer essa operação. Mas, no final, irá imputar aos proprietários, os custos e instaurar processos contraordenacionais”, disse autarca.

Nesse âmbito, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim considerou a possibilidade de “ativar o protocolo existente com as Finanças para cobrança coerciva de dívidas” de forma a que a Câmara possa ser ressarcida pelas operações que venha a fazer, devido à inércia dos proprietários.