A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar vão assinar um acordo de cooperação relativo a um projeto de integração de alunos estrangeiros. O projeto ‘Aver-o-Mundo’ já existe há alguns anos no agrupamento averomarense e visa integrar os alunos imigrantes nas atividades do Agrupamento e da comunidade, através de ações de partilha, de sensibilização e de inclusão.
De acordo com Aires Pereira, presidente da autarquia, “nesta altura estão alunos de 24 nacionalidades diferentes a frequentar a escola de Aver-o-Mar, o que diz bem da necessidade da integração destes alunos. Estabelecemos um protocolo com vista a fornecer apoio logístico e o que é necessário para a integração destes alunos na nossa comunidade”, disse.
Mais referiu, na reunião do executivo municipal realizada na terça-feira (dia 9), que a comunidade imigrante tem sido “bem acolhida” e “não temos tido nenhuma dificuldade” nem “nenhuma alteração significativa na nossa forma de viver que possa ter tido implicação nas nacionalidades e nos imigrantes que cá estão, muito pelo contrário”.
Para o autarca, isto quer dizer que “todos estamos a fazer o nosso trabalho, as escolas, a Câmara, a ação social, as nossas associações, de integração de toda esta comunidade que nos faz muita falta”.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).