A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai abrir novo concurso público para o fornecimento de refeições aos estabelecimentos escolares do concelho. O anterior concurso foi infrutífero, visto que “ninguém apresentou proposta de acordo com o preço-base”.
O primeiro concurso público foi publicado em Diário da República a 7 de março e tinha o valor-base de 1.692.752,32 euros mais IVA. Todas as propostas ultrapassaram este valor. Segundo o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para o novo concurso foi feita uma “correção de cerca de mais 200 mil euros”.
Questionado se esta subida significativa é preocupante, Aires Pereira referiu que “nós não controlamos o mercado”, pelo que acha que o acréscimo “tem muito a ver com a correção do ordenado mínimo” e com a nova cláusula adicionada ao concurso, que define a obrigatoriedade de metade dos produtos alimentares serem de origem local.
“Essa foi uma das razões, mas nós não vamos deixar de ter essa exigência no concurso, iremos suportar o sobrecusto por força disso”, afirmou o autarca.