Município distingue poveiros pela sua dedicação à cultura e causa pública (fotos)

0
1392

Perante uma plateia do Cine-Teatro Garrett cheia de representantes de entidades e instituições locais, o Município da Póvoa de Varzim distinguiu, no Dia da Cidade de 16 de junho, os advogados Aurelino Costa e Álvaro Tavares Moreira com a Medalha de Reconhecimento Poveiro.

Na sessão comemorativa do 49º aniversário de elevação da Póvoa de Varzim a cidade, os homenageados agradeceram a distinção honorifica, com Aurelino Costa a lembrar as suas raízes, freguesia de Argivai, como sua paixão pela poesia ao declamar com enorme entusiasmo poemas que são reconhecidos pelo público, e para o qual contou com o acompanhamento do Grupo Capela Marta e três músicos. O distinguido, apresentado como um dos embaixadores da Póvoa, foi apresentado por Carlos Costa, amigo de longa data, quer no percurso académico, como no cultural.

Por sua vez, Álvaro Tavares Moreira recordou a sua passagem de 12 anos como presidente da Assembleia Municipal ao lado do ex-presidente da Câmara Macedo Vieira, como também o apoio a várias instituições, com destaque para a presença numa Comissão Administrativa do Varzim, altura em que juntamente com Lídio Marques e outros amigos recolocaram o clube na 1ª divisão e com uma diminuição da sua dívida. O advogado foi apresentado pelo filho André Tavares Moreira, que teceu elogios ao seu progenitor “como um homem bom” e “de unir pessoas”.

Já os autarcas em exercício, Aires Pereira, presidente da Câmara, e Afonso Pinhão Ferreira, presidente da Assembleia Municipal, falaram sobre a cidadania. Enquanto o edil apontou uma visão de futuro para a cidade da Póvoa de Varzim, com “um conceito de proximidade numa lógica de comunidade em que a cidade coloca tudo ao dispor do cidadão num tempo máximo de 15 minutos”, o professor recordou como viveu o dia 16 de junho de 1973, data de elevação a cidade, como também apontou as obrigações que cabe a cada um na sociedade atual.

Fotos José Alberto Nogueira