A Câmara Municipal de Vila do Conde lançou na tarde desta quarta-feira um comunicado no qual informa que estão a ser distribuídas, gratuitamente, “armadilhas seletivas para captura das rainhas fundadoras” dos ninhos primários de vespas asiáticas, que já começam a aparecer.
De acordo com a autarquia, esta distribuição surge “no âmbito das ações de controlo de ninhos de vespa asiática” e serve para “limitar a formação de ninhos primários e secundários”.
“Os pedidos de armadilhas podem ser articulados com a junta de freguesia da área de residência ou através do Serviço Municipal de Proteção Civil e/ou Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde”, esclarece ainda o município.
Depois de receber uma armadilha, é necessário o preenchimento de uma ficha, disponível neste link, que assegura o reporte da localização da armadilha e a monitorização das vespas capturadas.
“A implementação de medidas preventivas tem em vista a segurança dos cidadãos, a proteção da atividade agrícola e do efetivo apícola, bem como a minimização dos impactos sobre a biodiversidade”, termina a Câmara vilacondense.