Camisola Poveira: “A promoção da nossa identidade”

0
2159

Também a Camisola Poveira está entre os vencedores na categoria ícone regional de interesse nacional da 6ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023. Este é o segundo ano consecutivo em que a peça icónica da Póvoa de Varzim recebe esta distinção.

Ao MAIS/Semanário, Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, refere que esta distinção “demonstra que o nosso trabalho de promoção da nossa identidade continua a ser constante e é amplamente reconhecido em todo o país”. Ver a peça tradicional, com mais de 150 anos de história, “a merecer destaque nacional, especialmente se considerarmos que a votação foi feita pelas pessoas e não por um júri”, diz, “é extremamente recompensador”.

E sublinhou: “Além disso, e enquanto Presidente da Câmara, não poderia deixar de parabenizar as duas empresas poveiras que também foram distinguidas no âmbito deste prémio: a Residência Sénior Casa Maior e a Gese Mediação de Seguros. Esta é mais uma prova de que estamos no caminho certo – autarquia, munícipes, artesãs, empresários – todos juntos, unidos, para elevar o bom nome e valor do nosso concelho”.

Sobre o facto de esta distinção ser atribuída pelo segundo ano consecutivo, o autarca garante que o trabalho de valorização da Camisola Poveira tem sido “constante e assumido em conjunto com parceiros fundamentais, como é o caso da Associação Amigos do Museu e da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai”.

“Temos vindo a apostar na promoção do respeito pelas tradições e pelo saber-fazer artesanal, por forma a preservar o modo de confecionar a Camisola Poveira, passando-o às próximas gerações e fazendo-o sobreviver no tempo”, garante, lembrando o processo de certificação da Camisola Poveira.

Questionado sobre se o processo de valorização da Camisola Poveira por parte do Município se vai manter, Aires Pereira diz que sim, num “trabalho de continuidade”. Para tal, anuncia que “estamos em preparação para abrir as próximas turmas do nosso Curso Ocupacional de Tempos Livres sobre a Camisola Poveira”, curso esse que é gratuito e aberto a todos os interessados.

Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).