Campanha “Taxa Zero ao Volante” arranca esta terça-feira

0
675

A campanha “Taxa Zero ao Volante” começa, na terça-feira, dia 20 de agosto, nas estradas de Portugal e vai terminar a 26 de agosto.

Durante estes seis dias, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) vão iniciar esta campanha que está inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024 e que tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Para consciencializar os condutores as ações vão sensibilizar para os seguintes factos: com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica; os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves e para o álcool diminuir o campo visual, provocando a chamada visão em túnel. Esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e de desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários

Os pontos por onde as operações de fiscalização vai estar são: 20 de agosto, às 21h00, Avenida Cidade de Salamanca, Viseu; dia 21, às 21h30, nas Antigas Portagens de Ermesinde, na A4; no dia 23, às 20h00, na EN 118- km 54,50 Marinhas, Salvaterra de Magos e por fim, do dia 26, às 20h00, na IC20 – Sentido Costa da Caparica/Almada.

Em 2022, dois em cada cinco condutores mortos em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro destes condutores tinham uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l.

Em simultâneo, no dia 22 de agosto, vai realizar-se uma terceira ação, que vai ter início às 21h00, no Largo de São Mamede, em Lisboa, vai contar contará com a presença da Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, e do Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.