João Trocado, candidato do PS à Câmara da Póvoa, lançou-se num “roteiro de proximidade” pelas freguesias do concelho, por forma a ouvir os “desafios e preocupações” das populações.
O líder da concelhia socialista lembra que, em 2021, o saneamento básico ainda não chega a todas as habitações de Beiriz, onde também persiste o mau estado do pavimento e dos passeios (ou até mesmo a sua inexistência) em diversos arruamentos.
Em Aver-o-Mar, o estado de degradação do passadiço e a poluição do Rio do Esteiro são “bem notórios”, bem como a necessidade de utilização do recinto da feira para estacionamento de apoio ao Centro de Vacinação.
Por Rates, as obras de saneamento deixaram o pavimento de diversas ruas num “estado lastimável”, com irregularidades do piso e acumulação de águas pluviais, sendo “claro” o descontentamento da população nesta matéria.
A vila de Aguçadoura tem o seu parque de merendas “sem manutenção, com degradação de equipamentos e jardim mal cuidado”, impossibilitando a sua utilização. A Praia da Barranha, com qualidade de Ouro pela Quercus, e que se quer de todos, encontra-se “inacessível” a pessoas com mobilidade reduzida.
Já em Laúndos, o saneamento básico “serve apenas uma parte da população”, contribuindo para a “assimetria” entre as freguesias e a sede do concelho. Além disso, foram ainda apontados pela população o estado de alguns arruamentos e “a falta de segurança por ausência de passeios” em diversos locais.
João Trocado visitará nas próximas semanas as restantes freguesias da Póvoa de Varzim, “percorrendo rua a rua, porta a porta, dando-se a conhecer, ouvindo as pessoas e o que estas necessitam para melhorarem as suas vidas. É necessário soltar amarras do passado, ouvindo as populações, respondendo aos seus apelos, colocando-as em primeiro lugar”, garante o candidato.