Na tarde deste domingo, dia de encerramento do Mundial de Maratona em Ponte de Lima, José Ramalho, chegou ao lugar mais alto do pódio ao vencer a prova em K2, integrado na com Fernando Pimenta.
Já no dia de sábado, o atleta, de 40 anos do Clube Fluvial Vilacondense esteve perto de outra vitória, ao alcançar o 2º lugar, vice-campeão do Mundo de K1, facto que sucedeu pela terceira vez na carreira.
Nesta prova, depois de 29,800 metros, a vitória na regata foi discutida ao sprint. O sul-africano Andrew Birket levou a melhor, com o tempo oficioso de 2.08.25,94 horas, logo seguido de José Ramalho (2.08.27,04) e do dinamarquês Mads Pedersen (2:08.27,36).
Poveiro no top20 do mundial júnior
Nesta competição mundial, o poveiro Pedro Canelas, do Fluvial Vilacondense, conseguiu um lugar no top-20 júnior, ao percorrer os 22.60km, em 01h48m50s, o que lhe valeu a 19ª posição mundial.
Pedro Canelas, que fez a sua estreia pela seleção nacional, foi um dos mais jovens atletas no escalão de juniores e deixou boas perspetivas para o futuro. O clube de Vila do Conde expressou “o sacrifício e empenho do atleta durante toda a preparação, uma das mais exigentes no panorama da canoagem”.