A União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai retomou na semana passada, a Escola de Artes e Ofícios Poveiros, com a formação em Capas Poveiras.
A formação com duração de 15 horas, decorre em horário pós-laboral e destina-se a ativos ou desempregados, que tenham mais de 18 anos. Com esta atividade, a Junta de Freguesia da Póvoa, pretende dar continuidade à história e herança cultural do património poveiro, em especial, da Camisola Poveira.
Devido à limitação do espaço na Delegação Norte da Junta, primeiro curso arrancou com 18 formandos, mas já há inscrições para a próxima formação.
Paralelamente, a Junta de Freguesia continua a desenvolver um trabalho de levantamento de outros artigos artesanais, que vão dar origem a outros cursos do saber fazer tradicional da Escola de Artes e Ofícios Poveiros. Referimo-nos, por exemplo, às meias de pescador, aos xailes, gorros, cachecóis e outras inovações em lã poveira, aos aventais das tricanas, aos figurados em algas e conchas, às agulhas de marear, às redes e entalhes de aprestos de pesca, aos barcos de madeira, entre tantas outras atividades e artigos que fazem parte da nossa herança identitária.
A par destas formações, passaremos a oferecer, também nas instalações da Junta de Freguesia, formação em marketing e gestão, de modo a promover a transformação deste património num ativo da economia local.