Os idosos com idade igual ou superior a 80 anos vão poder vacinar-se contra a gripe e tomar a dose extra da vacina contra a covid-19 através da modalidade ‘casa aberta’ já a partir da próxima semana. A informação é adiantada pelo jornal Público, que cita a diretora-geral da Saúde.
Ao Público, Graça Freitas não adiantou uma data específica para a ‘casa aberta’. No entanto, o Jornal de Notícias afirma que a modalidade estará disponível já na segunda-feira, segundo declarações do presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar, Diogo Urjais.
Com a ‘casa aberta’ disponível, os idosos que pretendam ser vacinados simultaneamente contra a covid-19 (terceira dose) e contra a gripe poderão aparecer num dos mais de 300 centros de vacinação do país, ou tirar uma senha digital no portal da Direção-Geral da Saúde.
De acordo com Graça Freitas, citada pelo Público, na próxima semana, a DGS vai também alargar o autoagendamento da imunização em simultâneo para pessoas a partir dos 70 anos. A diretora-geral da Saúde acrescenta ainda que os profissionais de saúde e do sector social que lidam com idosos vão começar a receber a dose de reforço da vacina nessa altura.