Este sábado, 9 de novembro, a Casa Espanhola, situada na Rua da Junqueira, na Póvoa de Varzim, assinalou o seu centenário com o descerramento de uma placa alusiva à loja comercial.
Perante dezenas de amigos e convidados, entre os quais muitas das suas antigas colaboradoras, José Flores, neto do fundador, o espanhol Alejandro Flores Baquero, referiu que a loja foi sempre um local que “juntou muita gente”
O atual proprietário revelou sentir-se emocionado por “continuar a desenvolver a tradição deste negócio da retrosaria e das rendas”, destacando que o estabelecimento comercial já vai na 5ª geração.
Aires Pereira, presidente da Câmara, lembrou que a loja “é também a história da nossa vida e a memória das mulheres poveiras, porque aqui se encontrava tudo”, salientando a presença de antigas mulheres que trabalharam na Casa Espanhola, onde também “se formaram”.
O autarca, que juntamente com José Flores descerrou a placa comemorativa dos 100 anos, frisou que este “é um negócio que marca a vida de uma terra e aquilo que ainda é nas nossas tradições”.