Dois praticantes de kayak insuflável, um casal que aparenta mais de 50 anos cada um, foram resgatados ao final da tarde desta segunda-feira, primeiro dia de 2024, no rio Ave junto ao açude a norte da ponte que liga à freguesia da Azurara em frente ao Mosteiro de Santa Clara. O casal estava em dificuldades para sair da água.
Para o local, foi acionada a equipa da viatura 4×4 do SAAB de Vila do Conde e operacionais dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde. Mónica Martins, comandante dos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde coordenou a operação.
Durante a ação de resgate, os nadadores-salvadores e os bombeiros utilizaram um cinto de salvamento para alcançar as vítimas que se encontravam na embarcação, conseguindo recuperar as mesmas para a margem, tendo um dos nadadores-salvadores entrado na água para auxiliar a puxar a embarcação e retirar uma das pessoas.
Depois, as vítimas com alguns sinais de hipotermia, foram evacuadas para a ambulância, sendo observadas pelos bombeiros e acompanhadas pela Polícia Marítima e pela equipa do SAAB.