Sábado, Novembro 23, 2024

Casas de apostas online já patrocinam Time de Elite de futebol

Enquanto a questão do jogo problemático ganha cada vez mais a atenção de especialistas, vemos todo um outro quadro na indústria de apostas esportivas, com grandes times ingleses e brasileiros com logotipos de casas de apostas nos uniformes dos seus jogadores – promovendo assim as apostas esportivas no Brasil e Reino Unido. Assim, por um lado, temos apostas e jogos de azar batendo recordes e, por consequência, apostadores que precisam de ter cuidado com seu engajamento e jogo problemático e, por outro lado, temos casas de apostas de destaque, como a casa de apostas Betano, patrocinando equipes de topo do mundo do futebol.

  • Patrocínios de empresas de apostas no futebol de elite

Para que tenha uma ideia na temporada 2021/2022, 45% dos clubes da Premier League – ou seja, nove do total de vinte equipes – tinham o logotipo de uma casa de apostas nas camisas de seus jogadores. E estamos falando de uma Liga absolutamente famosa, popular e de alto nível, contando com os principais times ingleses competindo entre si pelo troféu final e que tem uma das taxas de audiência mais fortes nos eventos de futebol mais altas em todo o mercado global de futebol. 

Ao mesmo tempo, isso também está acontecendo em outras Ligas em uma extensão ainda maior! Na Série A do Brasil, dezanove dos vinte clubes são patrocinados por empresas de apostas, perfazendo um total de 95% dos times da primeira divisão com o logotipo da casa de apostas em seu uniforme.

  • Essa realidade é um pouco diferente em outros Campeonatos

De fato, em outras partes do mundo, como a Espanha, os patrocínios de casas de apostas a clubes de futebol foram proibidos ou restringidos por atos regulatórios, após alegações de que os patrocínios geram maior engajamento nas apostas e, por sua vez, isso pode levar a problemas de jogo muito mais prováveis. 

Ora, isso geralmente vem de estatísticas recentes importantes que ilustram que patrocínios e anúncios de apostas esportivas aumentam a adesão dos fãs às apostas esportivas. Por outro lado, a Gambling Commission emitiu um relatório afirmando que não há relação causal entre a exposição às marcas das casas de apostas e o desenvolvimento do jogo problemático, observando que no período 2020-21, as taxas de jogo problemático caíram apesar do crescimento exponencial das empresas de apostas que estavam fazendo anúncios.

  • Alcançando maior alcance com esse marketing

Sem dúvida que as casas de apostas, especialmente as casas de apostas online, estão interessadas em patrocinar clubes em Ligas de alto nível, devido ao alcance que oferecem. Na verdade, as casas de apostas podem ter um alcance muito maior quando seus logotipos aparecem na frente das camisas dos jogadores de futebol dos times em competições e eventos de futebol extremamente populares, do que quando gastam milhões em outdoors e anúncios. 

Por exemplo, os jogos da Premier League são assistidos por um número alto de pessoas. Tudo isso se soma a inúmeras oportunidades para as casas de apostas online atingirem o público e se dirigirem a grupos-alvo, com enorme intensidade e até sucesso esperado.

  • Benefícios das casas de apostas: Associações de marcas

Entenda que a publicidade offline tradicional ou mesmo a publicidade online não podem realmente oferecer a amplitude e profundidade no alcance do mercado-alvo que o logotipo da casa de apostas com camisas de futebol está oferecendo. E isso não é apenas pela contagem do número de pessoas assistindo expostas, mas também das associações feitas na mente dos torcedores de futebol.

Portanto, as associações de marca são tão fortes, positivas e poderosas quando o público-alvo faz ligações implícitas e explícitas entre seu clube favorito e a marca, que é a marca de uma casa de apostas nesse caso. Basta imaginar que a marca está conectada na mente do amante do futebol (e, claro, do torcedor do time) a sentimentos de emoção, diversão, prazer, orgulho e satisfação, especialmente quando o time está tendo uma vitória notável ou quando o clube está atuando em níveis muito elevados. Ou quando as marcas estão ligadas a partidas que proporcionam aos torcedores de futebol momentos únicos de prazer. Tudo terá que ser muito bem doseado.

Tendência de parceria entre time e casa de apostas deverá aumentar

Não há dúvida de que as casas de apostas estão obtendo enormes benefícios ao patrocinar times de futebol e ter seus logotipos aparecendo nos uniformes dos jogadores de futebol dos clubes mais emblemáticos e de alto nível, em termos mundiais. Mas o que os próprios times recebem de retorno? Além de receberem dinheiro e apoio financeiro dos patrocinadores, os times estão fortalecendo ainda mais a fidelidade de seus torcedores e o engajamento com o esporte em si! Ora, isso leva a que seja uma situação benéfica para as duas partes, levando a que essa tendência seja para aumentar com o tempo.

Ricardo Cunha
Especialista em Apostas Desportivas com mais de 10 anos como apostador semi-profissional. Amante do mercado de apostas e iGaming. A minha missão é ajudar cada vez mais apostadores portugueses através dos meus artigos em apostasdesportivas.tv

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário