Cavaleiro vilacondense conquista bronze no Nacional de Equitação de Trabalho

0
2614
Foto: Carlos Hernani

João Cabral e o cavalo Forcado classificaram-se em 3º lugar no XXIV Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho, cuja final decorreu no fim de semana na Feira Nacional do Cavalo, na Golegã. Na derradeira etapa, a dupla conseguiu chegar à prata na classificação geral, com 16 pontos.

Relativamente à final na Golegã, e perante uma audiência de milhares de pessoas, na prova de ensino o vilacondense João Cabral conseguiu 5 pontos, em maneabilidade 6 e em velocidade 5.

Apenas Gilberto Filipe e o cavalo Morante, bicampeões do mundo da modalidade, ficaram à frente de João Cabral e Forcado, conseguindo 24 pontos – 8 em ensino, 8 em maneabilidade e 8 em velocidade.

Olhando para a classificação final da prova rainha de Equitação de Trabalho, Gilberto Filipe com Morante e João Gonçalves com Madragoa das Arcas conseguiram o 1º e 2º prémio, respetivamente. O 3º lugar pertence a João Cabral e a Forcado, que chegaram a vencer uma das oito jornadas do Campeonato e ficaram a apenas meio ponto do lugar de vice-campeões na geral.

Para o cavaleiro vilacondense, que reside na freguesia de Rio Mau desde nascença, a medalha de bronze “é um feito a realçar” para “um atleta do Norte que começou nisto [na modalidade] há pouco”, visto que “esta modalidade é muito mais forte no centro do país onde estão os melhores cavaleiros do mundo da mesma”.

“Neste momento somos considerados um dos melhores conjuntos do país deste escalão o que tendo em conta o nível existente é um orgulho”, acrescenta.

Foto: Carlos Hernani