Uma delegação da CDU, composta por Alfredo Maia, deputado do PCP na Assembleia da República, e por Jorge Machado e Miguel Andrade, da Comissão Concelhia da Póvoa de Varzim do PCP, reuniu na tarde de terça-feira com a Direção da Horpozim – Associação Empresarial Hortícola.
Em nota de imprensa, a concelhia poveira explica que “o encontro permitiu um conhecimento mais aprofundado dos desafios e obstáculos sentidos pelo setor”, como “as dificuldades nos acessos aos terrenos das explorações, a falta de licenciamento duma estrutura que sirva de apoio agrícola”, ou “a falta de visão da gestão do sargaço”.
Aponta ainda à “pouca dignificação do setor, de interesse público, profissão de desgaste rápido e em que a idade média dum agricultor ronda os 65 anos”.
“Foram também abordadas as questões ligadas ao rendimento agrícola que acaba por estar nas mãos da grande distribuição. O produtor hortícola vê-se penalizado, com preços de venda não compatíveis com custos crescentes da produção”, afirma o PCP.
No final da visita, a CDU prometeu ter em conta, “tanto no trabalho autárquico como na Assembleia da República”, as preocupações transmitidas pela Horpozim.