O Instituto Nacional de Estatística (INE), a partir de 19 de abril, vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação (Censos 2021).
Todos os cidadãos devem responder ao questionário via internet ou telefone, de preferência até 3 de maio, utilizando o código colocado na sua caixa do correio por recenseadores devidamente identificados.
O INE pretende, no atual tempo de pandemia, que esta operação decorra em perfeitas condições de segurança pública, minimizando assim os riscos de propagação de infeção da Covid-19.
O Plano de Contingência para os Censos 2021 inclui, entre outras medidas, “a observação de um restrito protocolo de saúde pública” ao abrigo das regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde, o apoio das forças de segurança, uma estratégia que reforça a opção de resposta pela internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, a possibilidade de resposta por telefone, e ainda o reforço de mecanismos de controlo de trabalho de campo e de validação da informação” recolhida neste contexto de pandemia.
Este processo de recolha de informação, na sua maioria através da internet, irá permitir uma melhoria da qualidade da informação recolhida, adequada às atuais formas de comunicação da sociedade, permitindo igualmente uma abordagem de resposta mais simples e cómoda para os cidadãos.