Centro de investigação vila-condense com apoio europeu de 120 milhões para projeto ambiental (fotos)

0
1499

Um centro de investigação instalado na freguesia de Vairão, Vila do Conde, viu aprovada uma candidatura europeia a um projeto ligado ao ambiente que contempla uma bolsa a 10 anos de 120 milhões de euros. A revelação foi feita pela presidente de Câmara, Elisa Ferraz, na cerimónia de entrega das medalhas de mérito que decorreu neste feriado de S. João no teatro municipal.

Um dos homenageados foi Nuno Ferrand, biólogo e diretor do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), em Vairão. Elisa Ferraz explicou que ali se desenvolve um trabalho “absolutamente extraordinário” a nível da investigação ambiental de profissionais de todo o mundo. E acrescentou:

“O professor Nuno Ferrand candidatou-se, através do CIBIO, a uma bolsa europeia para um programa de investigação chamado ‘Biopólis’. No conjunto de dezenas de candidaturas, a aprovação veio para Portugal e para Vila do Conde. Estamos a falar de cerca de 120 milhões de euros empregues em Vila do Conde para grandes projetos ligados ao ambiente, ajudando a construir um futuro mais sustentável. Serão aqui dadas passadas muito largas neste caminho”.

“Maior programa de ciência jamais trazido para o país”

Nuno Ferrand, natural de Lisboa e residente em Vila do Conde há 25 anos, acrescentou que este projeto da Biopólis que ganhou a bolsa se trata do “maior programa de ciência jamais trazido para o país”.

É um projeto “único” a desenvolver na próxima década e que “combina pela primeira vez todos os setores da sociedade em que nos organizamos”, ou seja, irão estar reunidos em Vairão os cientistas, o estado [ministério do ambiente, ciência e agricultura] o setor empresarial e a sociedade civil [fundações, museus, organizações não governamentais, etc].


“O nome Biopólis significa ‘cidade da vida’ e refere-se ao facto de não termos um planeta B”, chamou a atenção. “Essa é a nossa grande motivação. Temos de olhar para o planeta em que habitamos, caso contrário não teremos sustentabilidade no futuro”.

Através do Biopólis “iremos olhar com especial relevância para Vila do Conde e teremos uma equipa mista com a Câmara Municipal, que estamos já a construir. Vamos olhar para a paisagem, para o território e para o património de maneira diferente do que tem sido feito. Fica o compromisso de que vamos fazer deste um dos maiores centros de investigação do mundo”.

Vila-condenses de “excelência” que “prestigiam” o município

As medalhas de mérito municipais reconheceram este ano 11 profissionais das áreas da economia, saúde, ciência, educação e cultura. Cada um deles, com o seu percurso, “prestigiou” o município de Vila do Conde. Isso mesmo sublinhou Elisa Ferraz.

“Prestamos homenagem a um grupo de vila-condenses de excelência, ajudando a construir um concelho e um país melhores”, disse no discurso de abertura.

“Queremos simbolizar o reconhecimento pelo trabalho que todos têm feito, que nos faz querer mais. São referência pelo vosso desempenho. Vila do Conde presta-vos hoje um tributo sentido”.

Entre os homenageados, destaque para a centenária Associação Comercial e Industrial, que nunca tinha sido medalhada pela Câmara. Foi “por lapso da história”, reconheceu Elisa Ferraz. “Estamos hoje a repôr” essa justiça, completou.

Ricardo Santos, presidente da Associação, agradeceu:”É um orgulho recebermos esta medalha com unanimidade do executivo municipal. Ao fim de 115 anos, somos finalmente reconhecidos pela Câmara”.

Destacou ainda o papel da Associação em prol do comércio local, bem como o apoio da autarquia

Medalhas de Mérito

– Dr. Hélder Miguel Duarte Pereira – Médico Ortopedista

– Dra. Donzília Sousa e Silva – Médica Cirurgiã

– Dr. Jacinto Azevedo – Médico Psiquiatra

– Dra. Maria Cândida Rocha e Silva – Banqueira

– Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde

– Maria Beatriz Almeida de Oliveira – Fundadora e CEO da Bindtuning – Soluções Informáticas, Design Web e Gráfico, Lda

– Prof. José Manuel do Carmo Henriques – Ex-Diretor do Agrupamento Dr. Carlos Pinto Ferreira

– Prof. Mário Adolfo Monteiro da Rocha Barbosa – Cientista e Professor do ICBAS

– Prof. Nuno Miguel dos Santos Ferrand de Almeida – Biólogo e Professora da FCUP

Medalhas de Mérito Cultural

-José Ferreira da Silva Coutinhas – escritor

– Dr. Francisco Duarte Mangas – escritor

Fotos José Alberto Nogueira