Centro Hospitalar vai arrancar com projeto de internamento em casa

0
1135

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde apresentou esta terça-feira a nova Unidade de Hospitalização Domiciliária. É um serviço de internamento em casa que vai arrancar no próximo dia 21 de dezembro.

José Gaspar Pais, presidente do conselho de administração, explicou que se trata de um projeto “de futuro” que traz “conforto” e, principalmente, “mais segurança” ao doente, uma vez que “não há o risco” de infeções cruzadas com outras pessoas.

Numa primeira fase, contará apenas com dois enfermeiros e um médico para cinco doentes. “Começaremos de forma mais devagar para depois alargarmos ao máximo possível de pacientes”, disse Gaspar Pais. Nesta etapa inicial será dirigido aos doentes mais ‘seguros’, ou seja, “com mais garantias de que não necessitam de tanta retaguarda hospitalar”.

Para determinar se o doente pode ser internado em casa serão considerados critérios como a patologia em si, a própria habitação e também o cuidador.

Este serviço, que já existe noutros hospitais do país, era para ter arrancado em julho mas a pandemia não deixou, absorvendo muitos profissionais de medicina interna. “Agora, esta quadra de Natal é uma boa oportunidade para começar, até porque já tivemos o reforço de três médicos daquele serviço”, concluiu Gaspar Pais.

Na foto, a equipa de coordenação da Hospitalização Domiciliária, constituída por Maria José, enfermeira, Luís Matias, gestor do projeto, Luís Eça Guimarães, médica, Ana Catarina, enfermeira, e Emília Rocha, enfermeira.

Noticia desenvolvida na edição impressa.