Céu amarelado explicado por poeiras vindas do norte de África

0
2502
O céu hoje, na Póvoa de Varzim

Vindas do Norte de África, há nuvens de poeira a atravessar os céus de Portugal Continental e do resto da Península Ibérica. Os efeitos destas poeiras já se fazem sentir, tendo como efeito mais visível o céu amarelado que se vê nesta terça-feira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, as nuvens devem persistir até ao fim do dia de quinta-feira, 17, e o seu rumo deve-se a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia”.

“As poeiras estão normalmente acima da superfície”, explica o IPMA, mas podem “atingir níveis mais baixos com implicações da qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”. No sul de Portugal, está prevista chuva para hoje e amanhã, pelo que “é possível ocorrer a deposição das poeiras”.

O IPMA indica uma maior concentração de poeira nas regiões Norte e Centro do território continental, bem como na França e Argélia.

Devido à “fraca qualidade do ar” provocada por este fenómeno, a Direção-Geral da Saúde recomenda a que as crianças, os idosos, e a população mais sensível, como doentes com problemas respiratórios ou doentes do foro cardiovascular, permaneçam no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.

A população em geral deve evitar esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Em caso de agravamento de sintomas, deve ser contactada a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Notícia atualizada às 17h com as recomendações da Direção-Geral da Saúde