Luís Vilela, candidato pelo CHEGA à Câmara Municipal de Vila do Conde, divulgou esta semana a sua primeira proposta eleitoral. Nas redes sociais, declarou que “com o CHEGA na Câmara, Caxinas será freguesia”.
Ao MAIS/Semanário, o candidato contou que “esta proposta surge como resultado das vontades dos Caxineiros”.
Para a sua concretização, caso seja eleito Presidente de Câmara, Luís Vilela declara que será feita “uma auscultação” pelos habitantes do lugar, e só depois desse processo “dar-se-á início a um processo administrativo que nos levará à criação da freguesia de Caxinas”.
A proposta, diz, surge pois acredita que “a vontade existe” por parte dos Caxineiros, mas tal não é partilhada pelo “poder autárquico local” e pelos “partidos do arco do poder/sistema (PS/PSD/CDS). O candidato do CHEGA defende que isto acontece porque “assim perderão o controle direto sobre os milhares de votos dos caxineiros”.
Questionado sobre o que a freguesia de Caxinas significaria para a cidade, administração e população, Luís Vilela garante que, assim, a população do lugar deixaria “de estar debaixo das (más) vontades da Câmara, que muitas vezes não valoriza as pessoas como devia”.
Afirma ainda que “Caxinas tem todas as condições para ser freguesia, até porque tem todas e mais algumas infraestruturas de apoio”.
Segundo o programa eleitoral da candidatura do CHEGA à Câmara Municipal, os lugares das Caxinas e Poça da Barca seriam ainda alvo de mais intervenções, como a “construção do Museu do Mar e do Pescador”, “construção de novo mercado nas Caxinas” e “colocação de MB”, porque “a última ATM que existe é junto ao salão paroquial das Caxinas e depois para norte só ao fim de 1km).
Foto de Luís Vilela