Chuva intensa alaga ruas e causa dificuldades na circulação (foto e vídeo)

0
2641

A chuva intensa que se sentiu durante a noite e manhã desta quinta-feira (26) chegou a alagar algumas ruas na Póvoa de Varzim e nas Caxinas e Poça da Barca. O distrito do Porto está sob aviso laranja até às 12 horas devido à precipitação persistente.

Contactado pelo MAIS/Semanário, o comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, Joaquim Moreira, indicou que “felizmente não há ocorrências a registar”.

Contudo, a chuva encheu algumas ruas, nomeadamente a Rua do Século, Póvoa, e a Rua da Alegria, Caxinas/Poça da Barca, como demonstram a foto e vídeo abaixo.

Na semana passada, aquando da passagem da depressão Aline, já se tinha verificado o alagamento da Rua da Alegria, conforme noticiado.

Lembre-se que a Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou, na segunda-feira, obras para evitar inundações na zona das Caxinas e Poça da Barca, num investimento de cerca de 4 milhões de euros. As obras arrancam no início de 2024.

Na última reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, falou sobre as cheias na zona Sul da cidade, dizendo que várias situações contribuem para o anormal escoamento da zona, nomeadamente uma obra a concretizar pela Metro do Porto para o escoamento das águas.

Mesmo assim, garantiu que “são sempre situações pontuais, ali durante 5, 10 minutos, um quarto de hora, até porque nós reforçamos bastante o escoamento naquela zona e temos alguma capacidade para aquelas águas irem, através do coletor da Rua do Século, para o mar”.

“Mas quando chove 90 litros por metro quadrado, como ainda se registaram na semana passada em algumas cidades deste país, a água não tem por onde sair. Não vale a pena acharmos que isto que se resolve com a limpeza de um bueiro ou com mais um coletor. São situações para as quais nós não estamos preparados nem se calhar iremos estar, porque são situações extremas”, afirmou.

Rua do Século, Póvoa de Varzim, esta manhã