Ciclistas de Vila do Conde dominam corridas de BTT da Taça de Portugal

0
1458

Mário Costa e Joana Monteiro, da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde, dominaram no domingo, as corridas de elite da segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), que tiveram lugar em Abrantes. Com estes triunfos, os atletas do clube vilacondense passaram a comandar a classificação geral da Taça de Portugal.

De acordo com o relato da Federação Portuguesa de Ciclismo, “a corrida masculina de elite manteve os adeptos presos à incerteza até final. Apesar de Mário Costa se ter destacado da concorrência, nunca conseguiu abrir um espaço demasiado significativo para os rivais, mantendo a expectativa”.

Mário Costa ganhou com 33 segundos de vantagem sobre Roberto Ferreira, do Guilhabreu BTT, e 50 segundos sobre Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos). Por sua vez, Joana Monteiro foi a mais forte na corrida feminina de elite. Depois do segundo lugar no arranque da Taça, em Melgaço, a famalicense, que defense as cores da equipa de Vila do Conde, bateu toda a concorrência em Abrantes e assumiu o comando da geral da Taça. Na prova, cortou a meta com 1m28s de vantagem sobre Lara Lois (Motobike) e 5m40s sobre Ana Tomás (BTT Seia), que a acompanharam no pódio.

Guilhabreu em destaque nos juniores

Já nas corridas dos escalões inferiores, em juniores, Rafael Sousa, do Guilhabreu BTT, foi segundo, a 21 segundos do vencedor, Guilherme Barros (24 horas Altimetria/Ontrack), enquanto no setor feminino, Mariana Líbano, do Guilhabreu BTT, venceu a prova destacando-se de toda a concorrência, vencendo com uma margem de 2m49s sobre a segunda classificada, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais).

Em termos coletivos, a equipa da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde impôs-se por equipas nesta prova de Abrantes. A terceira corrida da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Lousada, no dia 1 de maio.

Fotos da Federação Portuguesa de Ciclismo