Nopassado dia 15 de março o Rotary Club da Póvoa de Varzim promoveu uma viagem virtual ao “Ciclo Urbano da Água”. A sessão, alinhada com o tema para o mês de março do calendário rotário, “Água, Saneamento e Higiene”, contou com a presença de Sílvia Costa, vereadora do Ambiente da Câmara da Póvoa, e de Pedro Bastos, diretor de Exploração da Empresa Águas do Norte.
Esta segunda-feira, 22 de março, assinala-se o Dia Mundial da Água, e o Rotary convidou a uma reflexão sobre a problemática mundial do acesso a água de qualidade, saneamento de águas residuais e condições de higiene.
O mote foi dado pela presidente do Rotary Club da Póvoa, Teresa Castro Lopes partilhando a expressão do poeta inglês Wystan Hugh Auden “…muitas pessoas viveram sem amor, mas ninguém viveu sem água”. De facto, sem água não há vida! – frisou.
E continuou referindo que, ao longo da história das civilizações humanas, as comunidades foram-se estabelecendo, preferencialmente, na proximidade das linhas de água, pela importância que este recurso significava na sua sobrevivência. O aumento da população mundial e a escassez da água, agravada com os, cada vez mais impactantes, efeitos das alterações climáticas, levará a uma maior competição por este recurso potenciando a instabilidade e conflitos armados.
Água no concelho da Póvoa de Varzim “100% segura”
A vereadora Sílvia Costa destacou na sua intervenção a relevância do elemento água no planeta Terra, sendo que, ainda assim, este é um recurso escasso. Naturalmente – esclareceu – porque na sua maioria a água é salgada e, dos 2,5% de água doce do planeta, menos de 1% se encontra disponível para ser usada pelo Homem e demais espécies. Referiu ainda que, a par da quantidade de água disponível, a qualidade da mesma é também fator determinante. De facto, muitas das doenças transmitidas estão relacionadas com o contacto com água de má qualidade, sendo uma das principais causas de mortalidade infantil.
Sílvia Costa, explicou depois a realidade do concelho, apresentando os indicadores que relevam um fornecimento de água 100% segura e com elevada rede de cobertura, quer no abastecimento, quer no saneamento de águas residuais.
Por sua vez, Pedro Bastos, Diretor de Exploração da Empresa Águas do Norte, apresentou uma visita virtual à ETAR do Ave, a infraestrutura responsável pelo tratamento das águas residuais da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, localizada em Tougues. A construção desta infraestrutura – referiu – permitiu a ambos os concelhos, escreverem “uma história com final feliz” em matéria de tratamento das águas residuais e que se traduziu numa significativa melhoria ambiental do território e na qualidade crescente das suas águas balneares.
Origem da data para celebrar o Dia Mundial da Água
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.
Em outubro celebra-se também o Dia Nacional da Água.