Ciclo de Música Sacra de Rates aposta na “prata da casa” (fotos)

0
1744

Foi apresentado oficialmente, na tarde desta sexta-feira, o programa do XVI Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates, a realizar nos fins de semana do mês de maio. Entre os coros convidados, estão vários grupos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, numa aposta na “prata da casa”.

Segundo José Abel Carriço, diretor artístico do evento, esta decisão surge visto que “temos no concelho gente com provas dadas na música”. Nesse sentido, destacou o primeiro fim de semana do Ciclo, no qual atuam apenas grupos da região, nomeadamente vários grupos corais paroquiais dos dois concelhos.

Com os restantes grupos que atuam nos fins de semana seguintes, José Abel Carriço promete uma “qualidade elevada” para o Ciclo, que espera ser o “tónico” para o regresso à normalidade cultural depois de dois anos.

O presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João Silva, salientou também o “evento de referência”, a realizar no “melhor espaço que temos em S. Pedro de Rates”, a Igreja Românica. “Queremos que a igreja seja pequena para as pessoas”, afirmou.

O apelo à participação da população poveira e não só foi reiterado pelo pároco de Rates, Pe. Manuel de Sá Ribeiro, acrescentando que está “ansioso e desejoso” pelo início do Ciclo.

Da organização, a presidente da Associação Melodiartes, Manuela Craveiro, sublinhou que “um evento tão rico” como o Ciclo “nunca podia ser deixado para trás”, destacando a “inegável importância” do mesmo. “A programação que agora apresentamos foi pensada cuidadosamente para ser a melhor possível, ainda que menos rica, pela ausência da habitual conferência do nosso saudoso amigo José Maria Pedrosa que, entretanto, faleceu”, atentou.

O XVI Ciclo de Música Sacra abrange quatro fins de semana do mês de maio, entre concertos e a XI Formação de Música Sacra, para canto e órgão.

Fotos José Alberto Nogueira