Ciclo de Música Sacra de Rates: Conheça as iniciativas deste fim-de-semana

0
169

O XIX Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de S. Pedro de Rates tem vindo a distinguir-se como uma grande iniciativa cultural e religiosa da Póvoa de Varzim. Este evento anual, que combina espiritualidade, música e património, valoriza a riqueza da tradição sacra através de uma programação muito completa.

O próximo fim de semana, 10 e 11 de maio, promete ser especialmente intenso e enriquecedor. Sábado, entre as 14h00 e as 17h00, terá lugar a XIV Formação em Música Sacra, com foco na técnica vocal para salmistas, orientada pelo poveiro Tiago Carriço e organistas, direcionada por Daniel Sousa. Ainda nesse dia, às 21h30, decorre o encontro “A Música Litúrgica no Arciprestado”, com atuações dos Coros Paroquiais de Aguçadoura, Chorus XI, dirigido por Eduardo Carvalho, o Grupo Coral de S. João Baptista de Vila do Conde, sob a responsabilidade de Tiago Carriço, o Coro de S. José de Ribamar da Póvoa de Varzim, liderado por Daniel Sousa e o Grupo Coral de S. Pedro de Rates, orientado por José Abel Carriço.

No domingo, às 17h00, a Igreja Românica será o palco do concerto “Grandes Obras da Música Sacra”, protagonizado pelo Coro e o Ensemble da Orquestra do Distrito de Braga. A direção coral estará a cargo de Inês Teixeira, uma artista multifacetada e fundadora do projeto SIM, som! e a direção instrumental de Diogo Costa, um jovem maestro de um vasto repertório, prometendo uma tarde de novas sonoridades no louvor a Deus.

Esta edição do Ciclo de Música Sacra reforça o papel da cultura como motor de desenvolvimento regional e convida todos os amantes de música e património a viverem uma experiência religiosa única.

Este ano, o ciclo decorre até 25 de maio, com concertos, conferências e momentos de aprendizagem na Igreja Românica de Rates, monumento nacional e único templo do circuito dos Cluniacenses candidato a Património Mundial da UNESCO.