A 16ª edição do Ciclo de Música Sacra, iniciativa que decorreu em São Pedro de Rates, entre os dias 7 e 29 deste mês de maio, promoveu concertos de música litúrgica e sacra, com a presença de coros locais e de outras localidades de Portugal.
O último fim de semana foi preenchido pelos concertos ‘Sons da espiritualidade cristã: de Maria a Jesus’ do Ensemble Cant’Arte, no sábado, e ‘Ego do Caelum’ do Ensemble ‘Moços do Coro’, no domingo. A Igreja românica da vila, cenário de todo o Ciclo, voltou a merecer o aplauso de todos, pela sua adaptabilidade a este género musical, como também pela singular acústica que proporciona a quem canta.
Após dois anos de pausa, o Ciclo de Música voltou a juntar a comunidade e para o presidente da Junta de São Pedro de Rates, Paulo João, “a falta desta música, deste convívio já se fazia sentir, e ainda bem que este ano foi possível e que maravilha tem sido participar nestes concertos”.
“Essa junção da arquitetura desta igreja com a arquitetura da música, é um clima extraordinário e nós vamos continuar a insistir com a Melodiartes, que é a Associação que faz o ensino da música aqui em S. Pedro de Rates”, disse Luís Diamantino, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O também vereador da Cultura disse ainda que “penso que nós temos de fazer este caminho e vamos continuar”.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).