Ciclo de Música Sacra volta para “enobrecer vila de Rates e o concelho da Póvoa”

0
269

Depois de ter atingido a maioridade, o Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates está pronto para dar a conhecer o programa da 19ª edição. A apresentação decorreu, na quarta-feira, dia 16 de abril, na Junta de Freguesia de Rates.

O diretor-artístico do evento, José Abel Carriço, usou uma citação do Papa Francisco para resumir a programação deste ano: “a música ajuda as pessoas a viver juntas e é um sinal de união e de paz”. É desta forma que o Ciclo de Música Sacra quer tocar as pessoas que o acompanham e também ajudar no “enriquecimento cultural da comunidade ratense, poveira e tantos outros, até estrangeiros que fazem os Caminhos de Santiago”.

Luís Diamantino, vereador da Cultura da Câmara da Póvoa, esteve presente e afirmou que o Ciclo “enobrece a Vila do Rates e o concelho da Póvoa de Varzim”.

Por sua vez, o presidente da Junta de Rates, Paulo João Silva, disse que “já é com saudade que me refiro ao Ciclo”, no entanto tem a certeza que “irá continuar e melhor” pois é “uma mais-valia para São Pedro de Rates”.

Manuela Craveiro, presidente da Associação Musical e Cultural de Rates – Melodiartes, que organiza o Ciclo, garantiu que “todos vão ficar enriquecidos com o que vamos presenciar” este ano.

O pároco de Rates, padre Manuel Sá Ribeiro, afirmou que “quem vem sabe ao que vem” e as pessoas “já têm o bichinho” sobre o que a cada ano é apresentado. Manuel Sá Ribeiro salientou o facto de “a alma deste ciclo” ser o professor José Abel Carriço e acrescentou que “todos temos a ganhar escutando”.

Notícia desenvolvida na edição da próxima semana do MAIS/Semanário.