O poveiro e argivaense Vítor Cardoso, presidente e professor do departamento de Física e investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação do Instituto Superior Técnico, conquistou uma bolsa de 5,3 milhões de euros da fundação dinamarquesa Villum Fonden para criar e liderar um segundo grupo de investigação sob a sua alçada no Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhaga.
O poveiro já reagiu: “Esta bolsa atribuída por um instituto de referência, onde a Mecânica Quântica se fez adulta, é equivalente a mais do que as duas bolsas que já recebi do Conselho Europeu de Investigação. A bolsa e o projeto que vou desenvolver são importantes para a gravitação, pois permitem captar o melhor talento internacional para esta área extremamente ativa e com um potencial de descoberta enorme”.
Para atribuir a bolsa, o Instituto Niels Bohr salienta o facto de o físico ter construído “um grupo de renome mundial em Portugal”, e que Vítor Cardoso “irá dar um forte impulso para que o Instituto Niels Bohr se torne um local central para a física gravitacional na Europa”.
O lote de contemplados com estas bolsas é restrito, tendo sido apenas 10 os investigadores selecionados entre 72 candidatos.
Já em 2010 Vítor Cardoso recebeu a primeira bolsa do Conselho Europeu de Investigação no valor de um milhão de euros, e em 2015 conquistou uma segunda bolsa de mais de 1,5 milhões.