No espaço de cerca de 10 minutos da tarde desta quinta-feira, ocorreram dois incidentes em duas praias da Póvoa de Varzim. Dos incidentes, ocorridos na Praia do Enseada e na Praia do Esteiro, resultaram cinco vítimas de afogamento não fatal. Ambas as operações foram coordenadas pela capitão dos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Mónica Martins.
O alerta para a primeira ocorrência chegou pelas 15h26. Três menores, de nacionalidade portuguesa, foram resgatados do mar na Praia do Enseada: duas das vítimas foram resgatadas para terra pelos nadadores-salvadores com a ajuda de populares e a terceira foi resgatada para a Estação Salva-Vidas por um nadador-salvador e pela mota de salvamento marítimo da Estação Salva-Vidas.
Depois de prestados os primeiros-socorros, pela equipa do Serviço Anual de Assistência Balnear (SAAB) de Vila do Conde e pela Autoridade Marítima Nacional, duas das vítimas foram evacuadas para o hospital por ambulâncias dos Bombeiros Voluntários.
No local, esteve a equipa do SAAB de Vila do Conde, apoiada por uma viatura, elementos do projeto SeaWatch da Autoridade Marítima Nacional, apoiados por uma viatura, o piquete da Polícia Marítima, e elementos da Estação Salva-Vidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, apoiados por duas motas de salvamento marítimo.
A segunda ocorrência aconteceu na Praia do Esteiro, em Aver-o-Mar. O alerta foi dado pelas 15h38, relativo ao afogamento não fatal de duas pessoas de nacionalidade francesa.
Para o local, foram acionados a equipa do SAAB de Vila do Conde, apoiada por uma viatura, elementos do projeto SeaWatch da Autoridade Marítima Nacional, apoiados por uma viatura, e o piquete da Polícia Marítima.
As vítimas foram resgatadas para terra por populares. Os primeiros-socorros foram prestados pelo SAAB e pela AMN, bem como administração de oxigénio medicinal. Uma das vítimas foi depois evacuada para o hospital pela ambulância da Cruz Vermelha de Macieira de Rates.