A claque do Rio ave, composta por 56 elementos, é um dos sete grupos organizados da I Liga, registado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD). O organismo tem registado ainda mais 12 grupos organizados de adeptos.
Na I Liga estão registadas, para além do Rio Ave, as claques Os Super Dragões, com 4 mil adeptos, Boavista (281 elementos), Sporting (179, da Brigada Ultras Sporting), Estrela da Amadora (157), Famalicão (51) e Gil Vicente (46).
Na segunda liga há cinco claques legalizadas (Nacional, Tondela, Marítimo, Aves SAD e Feirense), três na Liga 3 (Sanjoanense, Caldas e Lusitânia de Lourosa), e mais outras três no Campeonato de Portugal (Vitória de Setúbal com duas claques, Tirsense e Beira-Mar).
As claques legalizadas, foram obrigadas a ficarem constituídas como associação e registadas pelos clubes na APCVD, após a alteração legislativa de reforço dos mecanismos de combate à violência no desporto, publicada em agosto de 2023.
De acordo com o site poste.pt, a lista de adeptos registados foi enviada pela APCVD para a Procuradoria-Geral da República. Foto Rio Ave FC.