Mesmo no contexto de um ano atípico, o Colégio de Amorim considera que há iniciativas que mantêm a aposta na promoção de boas práticas no contexto da educação, validando e reconhecendo projetos que têm o potencial de assumir um “impacto positivo e diferenciador” nos alunos e na comunidade educativas.
Entre estas, encontra-se a iniciativa “Escola Amiga da Criança”, resultante de uma atuação conjunta entre a CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), a LeYa e o psicólogo Eduardo Sá. Para o ano letivo de 2019/2020, o Colégio de Amorim renova, pela terceira vez consecutiva, o reconhecimento do valor de projetos postos em prática a pensar no desenvolvimento dos alunos, contando com o apoio do Serviço de Psicologia e Orientação e do corpo docente. Foram alvo de destaque 3 projetos. O “À conversa com…”, consiste na organização e dinamização de sessões nas quais estudantes universitários e profissionais partilham com os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos as suas experiências formativas e profissionais.
Relativamente ao projeto “Tutorias”, destinado aos alunos do 11.º e 12.º anos, é prestado um acompanhamento individual e personalizado, por um tutor (professor ou psicóloga), no sentido de retomar a exploração de interesses formativo-profissionais, apoiar o esclarecimento de dúvidas e definir objetivos de rendimento académico, em função dos cursos de Ensino Superior destacados pelo aluno.
Finalmente, decorrente da situação de confinamento domiciliário e de distanciamento físico, o Serviço de Psicologia e Orientação do Colégio de Amorim tem procurado ser uma parte ativa na criação de publicações, através do uso de audiovisuais (fotografia e vídeo), para divulgação de conteúdos, nas redes sociais, com pertinência no âmbito da intervenção psicológica em contexto escolar, criando-se assim o projeto “Publicações psicológicas em rede”.
Esta foi uma forma de procurar contribuir para a promoção de hábitos saudáveis e de comportamentos responsáveis e favoráveis à contenção da propagação do coronavírus, aliando o objetivo promover dinâmicas positivas de interação familiar, estimulando um sentimento de ligação e de partilha entre a comunidade escolar, embora à distância e com o apoio da tecnologia. Adicionalmente, tem resultado como um apoio para uma gestão positiva de emoções e de ansiedade, servindo ainda para a divulgação de atividades associadas ao desenvolvimento de opções formativo-profissionais, o esclarecimento de dúvidas associadas às mudanças introduzidas no quotidiano escolar, a divulgação de informações e o esclarecimento de dúvidas relativamente ao processo de inscrição nos exames nacionais e de candidatura ao Ensino Superior, assim como, a divulgação de atividades/projetos realizados pelo Serviço de Psicologia e Orientação.