Começa a 7 de setembro a vacinação sazonal contra a gripe e covid-19

0
1680

A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 vai iniciar já na próxima quarta-feira, 7 de setembro. A população prioritária da campanha, pelo menos no início, são as pessoas com mais de 80 anos de idade e as pessoas com comorbilidades, avançou a diretora-geral da Saúde nesta sexta-feira.

Graça Freitas adiantou que “nesta campanha, desde o início, serão utilizadas as vacinas adaptadas contra a covid-19 contendo a estirpe original e a variante Ómicron, aprovadas ontem pela EMA, dado que estas vacinas têm um perfil de eficácia e segurança adaptado às atuais variantes de SARS-CoV-2 em circulação”. Os lotes destas vacinas deverão chegar na terça-feira.

Já relativamente à gripe, será usada uma vacina de “dose elevada”, que tem uma “eficácia superior” devido à sua composição antigénica ser “quatro vezes superior à fórmula padrão”, segundo a diretora-geral da Saúde.

A DGS prevê que serão vacinadas contra a covid-19 as pessoas com 60 ou mais anos, residentes e profissionais de ERPIs e da rede nacional de cuidados continuados, profissionais de saúde e prestadores de cuidados, pessoas com mais de 12 anos “com patologias definidas em norma”, e grávidas com mais de 18 anos e com as doenças definidas na norma.

Contra a gripe, vão ser vacinadas as pessoas com 65 ou mais anos, residentes em ERPis e na rede nacional de cuidados continuados, crianças com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e prestadores de cuidados.

Segundo os cálculos do coronel Penha Gonçalves, responsável do Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde, cerca de três milhões de pessoas serão vacinadas ao longo de 100 dias de campanha.