As comemorações dos 150 anos da Igreja de Beiriz arrancaram com uma conferência, na noite de sexta-feira, ‘Beiriz. Património arqueológico e artístico’, com moderação de Luís Diamantino, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Participaram José Manuel Flores Gomes, arqueólogo, Deolinda Carneiro, diretora do Museu Municipal, e José da Costa Reis, conservador do Museu Nacional de Soares dos Reis.
Os intervenientes abordam os temas ‘Beiriz na imprensa local na década de 1870’, ‘Uma viagem ao passado mais remoto de Beiriz’ e ‘As obras de arte sacra da Igreja «Nova» de Santa Eulália de Beiriz (1872-2022)’.
Segundo o padre José Figueiredo, a conferência simbolizou uma reunião do passado, presente e uma perspetiva do futuro da Igreja. “Queremos cuidar daquilo que nos deixaram, e entregar o património aos que vêm aí”, afirmou.
Programa estende-se por quase todo o ano
Na abertura das comemorações, que contou com a presença de Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, foi também desvendado o programa para este ano de 2022.
A próxima atividade está marcada para o dia 22 de maio, um domingo, com o Encontro de Coros. “Atuará o nosso coro paroquial e outros dois coros convidados da vizinhança”, adiantou o pároco.
No mês seguinte, a 18 de junho, será promovida uma caminhada desde a Póvoa de Varzim até Beiriz. Chegados ao destino, os participantes serão convidados a visitar a Igreja e descobrir mais sobre a sua história e atualidade.
A 24 de julho, uma “feira à moda antiga”, conforme descreve o Padre José, vai ocupar o adro da igreja e espaços contíguos, na qual “se empenharão os movimentos paroquiais e associações da freguesia. É uma forma de angariar fundos”, explicou.
Nesse mesmo dia, consta nos planos, será aberta uma exposição histórico-documental no Salão Paroquial. Serão incluídas fotografias, documentos, objetos e alfaias litúrgicas, de forma a “dar a conhecer o que era a igreja antes da última requalificação, principalmente”. Esta mostra estará disponível até ao final de agosto.
Notícia completa na edição impressa de 23 de fevereiro. Fotos José Alberto Nogueira.