A Casa Escola Agrícola Campo Verde (CEACV), localizada em Rates, Póvoa de Varzim, acolheu recentemente dirigentes associativos de São Tomé e Príncipe. A visita surgiu no âmbito do acordo de cooperação subscrito pela Litoral Rural, com a qual a CEACV colabora, o Ministério da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe e a Federação Nacional de Pequenos Agricultores de São Tomé e Príncipe.
“O objetivo foi partilhar conhecimentos, experiências, conhecer os métodos e técnicas utilizadas em Portugal e criar sinergias de forma a promover o crescimento e desenvolvimento de todos os presentes”, explica a CEACV em comunicado.
Durante a estadia na Póvoa de Varzim, a comitiva santomense visitou as instalações da Agros, durante a Agrosemana, a Horpozim, o mercado de gado da Leicar, a Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento e a Cooperativa dos Agricultores dos Concelhos de Santo Tirso e Trofa, para além da vacaria Vale Leandro, na Maia.
O grupo pôde ainda participar em dois workshops, com os temas ‘Gestão de Recursos Humanos e Liderança Organizacional’ e ‘Desenvolvimento Rural, Cadeia de Valor e Organização de Mercados’.
“Esta visita permitiu adquirirem vários conhecimentos, conhecerem realidades diferentes, desenvolveram novas perspetivas, abrirem novos horizontes que serão uma mais valia na sua vida profissional e na forma como organizarão o seu trabalho e as suas organizações e associações. O balanço foi muito positivo e a experiência muito enriquecedora”, acrescenta a CEACV.