Oito meses depois do início das obras, a Infraestruturas de Portugal anunciou, na tarde desta terça-feira, que concluiu a empreitada de reabilitação de um troço de 11km da Estrada Nacional 13 (EN13) que atravessa a cidade da Póvoa de Varzim. Segundo a entidade, a obra permitiu reforçar “as condições de circulação e segurança rodoviária”.
Esta reabilitação foi anunciada em setembro de 2020, dada a “grande importância” da via “dentro da malha diária envolvente, pois serve de ligação ao IC1/A28, registando tráfegos médios diários acima das 20 mil viaturas”. O prazo previsto era de sete meses.
Em maio de 2021, a repavimentação do troço foi iniciada. Estava planeado que a intervenção ficasse pronta no final do mês, no entanto esta prolongou-se até junho “devido à ocorrência de condições meteorológicas desfavoráveis durante o mês de maio”.
A empreitada significou um “investimento total superior a 2,3 milhões de euros”, e incluiu a reabilitação e reforço do pavimento, “assegurando melhores níveis de aderência e regularidade”, a reparação e reforço dos equipamentos de sinalização, a melhoria do sistema de drenagem da via e a execução de trabalhos de integração paisagística.
“A concretização deste investimento garante importantes benefícios ao nível da segurança, conforto e mobilidade para os milhares de utilizadores que diariamente viajam na EN13”, diz a Infraestruturas de Portugal.