A nova Unidade de Saúde das Caxinas, que ainda está a ser construída, tem nova previsão de data para terminar a obra, setembro de 2025. A data, que é antecipada em 6 meses à inicialmente prevista, foi avançada pela construtora. Recorde-se que a primeira estimativa apontava para a conclusão da obra em março de 2026.
O anúncio da nova data foi divulgado esta terça-feira (17), durante a visita que Vítor Costa, presidente da Câmara de Vila do Conde, acompanhado por Gaspar Pais, presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Carla Peixoto, vereadora da saúde, Isaac Braga, presidente da Junta de Vila do Conde, entre outras pessoas, fizeram à obra.
Vítor Costa afirmou que sobre a nova data de término da obra que “é uma excelente notícia para todos, mas sobretudo para os cerca de 14 mil utentes que pertencem à USF dos Navegantes e para quem lá trabalha, que vão passar a ter as condições necessárias”. O autarca vilacondense lembrou ainda que “este é um compromisso da Câmara Municipal, mas que também eu próprio assumi”.
Gaspar Pais revelou o seu contentamento com a notícia, e disse “que quando se supera as melhores expetativas, não se pode estar mais satisfeito” e concordou com Vítor Costa no significado desta obra para todos. “Ter esta obra terminada no terceiro trimestre de 2025 será fantástico para todos os utentes e para os nossos profissionais”, terminou o presidente da ULS Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
O novo edifício, que vai custar vai custar três milhões de euros, dos quais 2 milhões e 600 mil financiados pelo PRR, vai acolher a Unidade de Saúde Familiar dos Navegantes (USF) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).