Cónego ratense nomeado bispo auxiliar do Porto

0
5289

O cónego Roberto Rosmaninho Mariz, natural da freguesia de Rates, Póvoa de Varzim, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar para a diocese do Porto. O papa nomeou ainda para o mesmo cargo o cónego Joaquim Proença Dionísio, da diocese de Lamego.

As nomeações surgem aquando da aceitação por parte do papa da renúncia do auxiliar D. Pio Gonçalo Alves de Sousa.

Para D. Roberto Rosmaninho Mariz, este foi um “convite inesperado”, pelo que se mostra “surpreendido”. No entanto, reforça a “confiança da Santa Sé e do Santo Padre” que “registo com gratidão”.

“A D. Manuel Linda [bispo do Porto] o estender com o coração aberto da amizade, disponibilidade no compromisso para aquilo que seja necessário nessa diocese”, comprometeu-se, garantindo a “profunda lealdade com a missão do pastor dessa diocese”.

“Na fé, somos convidados a encontrar um caminho de bem, de bondade e de ancorados na esperança da alegria pelo caminhar da fé em Jesus”, terminou.

Na despedida à Arquidiocese de Braga, deixa uma “palavra de profunda amizade e de gratidão”, dizendo que “não há um sair e um deixar, há um caminhar em missões que são diferentes e se completam”.

Roberto Mariz passa a ser o bispo mais jovem de Portugal, com 49 anos.

Foi ordenado sacerdote em 19 de julho de 1998, é licenciado em Sociologia pela Universidade do Minho e doutor em Estudos de Religião. É pároco de São José de São Lázaro, arciprestado de Braga, desde julho de 2006, tesoureiro do Capítulo dos Cónegos da Catedral e ecónomo-tesoureiro da arquidiocese de Braga e dos Seminários Arquidiocesanos.

É também coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Socio-Caritativa e presidente da Comissão Arquidiocesana para a Pastoral Social e Mobilidade, vigário Episcopal para a Comissão Arquidiocesana para o Desenvolvimento Humano Integral, presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta e do UDIPSS.

Para além disso, é membro da direção e tesoureiro da CNIS, membro do Núcleo Executivo do Fundo Arquidiocesano ‘Partilhar com Esperança’, presidente do Centro Social Paroquial de São José de São Lázaro e assistente da Pastoral Familiar Zona da cidade de Braga.

Notícia atualizada às 12h46